Fui mais forte que a minha melhor desculpa… esta foi a minha motivação!

É dificil ganhar motivação para começar a ter a vida saudável que tanto desejamos.

Todos nós com o passar do tempo temos problemas, lesões, muito trabalho, filhos, etc… um número sem fim de desculpas, maior parte delas válidas para não termos a actividade física e os cuidados com a alimentação que desejávamos ter.

Comigo aconteceu-me o mesmo!

Ao entrar nos 40 anos abracei um novo projecto profissional que me ocupava muito tempo, fui pai de dois filhos que precisavam de toda a minha atenção, e no topo do “bolo” estiveram duas quedas quase seguidas. Na 1ª queda fiz uma ruptura total dos ligamentos cruzados no joelho, e na 2ª parti a clavícula e uma costela.

Estes acidentes fizeram com que estivesse 2 anos longe de qualquer tipo de desporto, foi muito difícil pois eu gosto de ter uma vida activa.

Com tudo isto a acontecer e, apesar de estar feliz por ser pai e na realização profissional que estava a alcançar, como pessoa estava  um “caco”, tanto a nível físico e consequentemente psicológico. Como dizia um grande amigo meu, estava um “hamster fofinho”!

Dizia para mim muitas vezes que o que estava acontecer comigo era algo passageiro, mas também percebi, como acontece com quase todas as pessoas, que esse passageiro estava a adiar-se cada vez mais e que se eu continuasse assim seria para sempre um “hamster fofinho”. E isso eu não queria!

Mas tinha um problema transversal a todos nós, falta de tempo.

Como ganhei motivação

40-no-ponto-fit-por-rubim-fonseca-2

Reflecti sobre a minha vida e cheguei à conclusão que devia dar prioridade ao meu bem-estar pelo menos 45 minutos por dia. Devia começar a fazer desporto e uma dieta mais equilibrada, sabia que todos os que me rodeavam… família, amigos, colegas de trabalho, até um conhecido… iam ficar a ganhar, pois o reflexo dessa dedicação ia-se transformar numa maior alegria, boa disposição, virilidade, disponibilidade física e mental para ajudar, brincar entre muitas outras vantagens.

Visto nesta perspectiva não ia perder 45 minutos mas sim ganhar uma nova vida, uma nova alegria e uma maior auto estima!

Mas não foi fácil começar! E para me motivar voltei ao ginásio Tonik, comecei a ter alguns cuidados alimentares, comprei novos equipamentos para fazer desporto, recorri a alguns vídeos de treino no youtube, e assim comecei.

Fazia treinos curtos, máximo 45 minutos dia sim, dia não para recuperar, pois sempre que acabava um exercício parecia que tinha subido o monte do Evereste!

Na verdade até resultou inicialmente, mas ao passar uns 3 meses senti que estava a estagnar na minha motivação e consequentemente nos resultados. Foi nesta altura que tirei a minha foto do ANTES (fotografia: tirada num estúdio por um profissional, com uma máquina profissional, estava maquilhado, a foto foi tratada em photoshop e não tinha treinado).

Apesar de não ser um novato no que se trata de desporto e alimentação, sentia-me desorientado, não sabia ao certo o que fazer tendo em conta a minha idade e condição física.

Foi então que fui aconselhado a pedir um plano de treino e conselhos de alimentação e suplementação ao Paulo Fernandes – coach online.

Foi o melhor que podia ter feito! O Paulo é muito bom no que faz, um excelente treinador e motivador. Hoje sinto-me em boa forma… a caminho da minha melhor forma física de sempre! Quem diria há um ano atrás que aos 43 anos me ia sentir tão bem.

40-no-ponto-fit-por-rubim-fonseca-1

O Paulo fez-me um questionário online para me conhecer melhor e saber quais os meus hábitos e objectivos, depois definiu-me um plano de treino… durante o último ano já me enviou diferentes planos de treinos acompanhados por diferentes conselhos de alimentação e suplementação. Vai mudando conforme o que acha que o meu corpo necessita para atingir o meu objectivo.
Mas esta motivação só foi possível porque também tive uma boa parceira que me acompanhou nos treinos e na boa alimentação. Sem a minha esposa Mónica teria sido muito mais dificil!

É muito dificil quando procuramos motivação para treinar e a nossa parceira fica no sofá a ver TV ou queremos fazer dieta e temos à nossa frente alguém que tem um prato cheio de gorduras, sal ou doces… tudo com muito bom aspecto mas que é um “veneno” para o nosso corpo.

Graças à Mónica também ter seguido este estilo de vida, tornou-se muito mais fácil atingir os objectivos. Em casal é mais fácil… juntos somos mais fortes!!

juntos-somos-mais-fortes
Ao fim de um ano tirei a foto DEPOIS (fotografia: tirada em casa, por mim, com o telemóvel, sem maquilhagem, sem usar o photoshop e durante um treino), final de Agosto.

Foi tirada com o meu telemóvel, até nem estava numa altura de maior definição e volume. Estava em modo de férias mas estava bem, sentia-me bem! Tinha estado todo o dia a brincar com os meus filhos, e para finalizar o dia fiz um treino para não perder o ritmo que foi tão difícil de começar.

img_20160808_175742

Existe uma frase que transmite o que pretendo para a minha vida… “It’s not fitness, it’s life”. Com este tipo de determinação acredito que vou ter e vou poder dar um melhor futuro a todos os que amo.

Aconteça o que acontecer as minhas desculpas não vão ser mais fortes do que a minha vontade de viver bem comigo próprio… estar no ponto fit.

Como já tinha falado neste post – 40nopontofit um salto para uma nova vida! – criei este blog de forma a incentivar-te a sair do sofá, acompanhando-me a pôr em prática as dicas que partilho dos profissionais que me acompanham.

Lembra-te, o pouco tempo que vais investir na tua saúde vai te trazer uma felicidade gigante!

E, para terminar… não deixes para amanhã o que podes fazer hoje! Nem que seja um treino de apenas de 8 minutos – Treino Tabata de 8 min para quem não tem tempo

 

Sejam mais fortes do que a vossa melhor desculpa!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *